As rochas
- Metamórficas
As rochas metamórficas são o resultado da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (de pressão e temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes novos ambientes, os minerais ficam instáveis e reagem formando novos minerais mais estáveis nas novas condições. existem vários tipos de metamorfismo mas os mais comuns são:
- Metamorfismo Regional (devido ao aumento da pressão)
- Sedimentares
Rochas resultantes da acumulação de detritos formados devido à meteorização e erosão de rochas preexistentes.
- Magmáticas
Resultam do arrefecimento/solidificação e recristalização do magma. Este processo pode ocorrer à superfície ou em profundidade, originando, respetivamente:
- Rochas de textura afanítica e cristalização incompleta ou ausente devido ao rápido arrefecimento do magma: Rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas.
- Rochas de textura fanerítica e cristalização completa devido ao lento arrefecimento do magma: Rochas intrusivas ou plutónicas.
O Ciclo das Rochas
Reflexão: Depois de conhecida esta informação conseguimos perceber que todo o material rochoso pode originar qualquer tipo de rocha e, assim sendo, o substrato rochoso está em constante mudança, destruição e reconstrução. Esta é mais uma prova de que o nosso planeta é um planeta geologicamente ativo e vivo.
Fontes: Google Imagens